quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aprovada lei que libera bandeira com mastro em estádios de SP

Torcedores de organizadas terão de se cadastrar para entrar com bandeira.
Texto também visa disciplinar venda de ingressos para coibir cambistas

torcida no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Pacaembu: atualmente, os mastros são proibidos
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (24) projeto que prevê a liberação da entrada dos torcedores com bandeiras nos estádios de São Paulo. Além disso, o projeto, que precisa ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, disciplinará a venda de ingressos para as partidas de futebol, com o objetivo de evitar a ação de cambistas.
O texto da lei estabelece que os ingressos serão nominais, responsabilizando os vendedores desses tíquetes pela identificação dos compradores. Já as bandeiras com mastros de bambu ou produto similar poderão ser usadas por integrantes das torcidas organizadas cadastradas e nos locais determinados pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Os portadores de bandeira devem ser identificados pelos organizadores das partidas ou pela FPF.
Em caso de utilização incorreta, os torcedores infratores serão punidos com afastamento dos estádios pelo prazo de um a cinco anos, além do pagamento de multa.
"É preciso estabelecer a alegria que representa o tremular das bandeiras e o entusiasmo das torcidas organizadas, regulamentando o uso dos mastros de maneira responsável e não simplesmente proibindo-os, como estabeleceu uma lei de 1996", afirma o deputado Enio Tatto (PT), autor do projeto.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Video da inauguração da sub sede da Fiel Macabra em Marília

Volta do mastro nos estádios é votada nesta terça

Assembleia Legislativa decide nesta terça-feira o retorno das bandeiras com mastro nas torcidas organizadas de São Paulo

As torcidas organizadas dos times de São Paulo estão próximas de comemorar o retorno das bandeiras com mastro aos estádios. Amanhã, será votado o projeto de lei n 177, em uma sessão na Assembleia Legislativa.
O projeto inicial de autoria do deputado Ênio Tatto (PT) nada continha sobre as bandeiras. Na última terça-feira, o parlamentar apresentou emenda, pedindo mudança na lei de 1995. A alteração está no oitavo parágrafo do projeto.

Antes da votação, a proposta precisou ser aprovada pelo Ministério Público, pelas torcidas organizadas e pela Polícia Militar.
Se aprovado na votação, o projeto passará pela sanção do governador Geraldo Alkmin. Em caso de veto, a Assembleia pode derrubar a decisão para o projeto virar lei com dois terços dos parlamentares.
No dia 29 de março, a torcida do São Paulo conseguiu entrar no Morumbi para a apresentação do atacante Luis Fabiano portando muitas bandeiras com mastro.
Relembre a proibição
Em 20 de agosto de 1995, Palmeiras e São Paulo disputaram a final da Supercopa de Futebol Júnior, no Pacaembu. O Verdão foi campeão e o resultado gerou uma briga generalizada entre uniformizados, que foi parar dentro do campo. Entre os 101 feridos, uma morte: a do sãopaulino Márcio Gasparin, 16 anos, espancado com pedaço de pau.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Andrés protege Teixeira

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, tenta frear as manifestações de rua contra o presidente da CBF.
Ele quer agendar reuniões informais com líderes de organizadas corintianas na semana que vem para pedir que não participem de passeatas pedindo a saída de Ricardo Teixeira, de quem voltou a se reaproximar no último mês.
Os dois tinham um relacionamento muito próximo tanto que Andrés foi chefe da delegação brasileira na Copa da África do Sul e apoiou Kleber Leite para a presidência do Clube dos 13, o candidato de Teixeira, indo contra Fábio Koff, que acabou vencendo.
Chegaram a se distanciar quando o presidente da CBF passou a defender o Mineirão como palco de abertura da Copa de 2014, mas depois que recuou e começou a apoiar o Fielzão, os dois voltaram a se unir.
Sanchez não descarta suceder Teixeira na CBF depois da Copa no Brasil.
Enquanto isso a Frente Nacional dos Torcedores e o Movimento dos Torcedores Paulistas preparam novas manifestações, inclusive dentro dos estádios, pedindo a saída de Teixeira da presidência do Comitê Organizador Local para o Mundial de 2014 e da CBF, que ele comanda desde 1989.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Torcida inicia transmissão ao vivo de obras do Fielzão


Iniciativa, por meio de uma webcam voltada ao terreno, começou na noite desta terça-feira e está sendo divulgada.
A torcida corintiana iniciou na semana passada a transmissão em tempo real das obras do futuro estádio do Timão, em Itaquera. As imagens estão sendo transmitidas pelo blog "Itaquerão ao vivo", por meio de uma webcam voltada ao terreno onde a arena está sendo construída.
As imagens, que circulam pelas redes sociais na internet, não incomodam o Corinthians. O clube já está ciente da transmissão e não vê problemas na iniciativa, neste momento. Entretanto, é possível que a iniciativa da torcida tenha de ser interrompida no futuro, quando as obras já estiverem mais avançadas.

A construção do estádio na Zona Leste de São Paulo - favorito para receber a abertura da Copa do Mundo de 2014 - começou em maio e está em fase final de terraplanagem. Agora, na etapa inicial da preparação do terreno para fundações, a arena tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2013.
O link do blog é  http://itaqueraoaovivo.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Nostalgia e alegria com a volta das bandeiras aos estádios de São Paulo

Após mais de 15 anos de discursos politicamente corretos e fracassadas tentativas de acordo, as bandeiras estão de volta aos estádios de São Paulo. A decisão foi resultado da assinatura de um termo oficial entre torcidas organizadas do Estado de São Paulo e Ministério Público que registra oficialmente o objetivo de reduzir a violência entre torcedores em partidas de futebol.

Há tempos o futebol paulista precisava de uma medida que trouxesse de volta a festa nas arquibancadas. A justificativa de combater a violência acabou com a alegria das torcedores que agitavam suas bandeiras durante os jogos e protagonizavam lindos espetáculos. Com o receio de que alguns objetos pudessem ser utilizados em confrontos entre vândalos que se disfarçam de torcedores, tudo passou a ser proibido nos estádios de São Paulo: mastros, bandeiras, pedaços de papel picado, fogos de artifício, sinalizadores... Até o simples e companheiro radinho de pilha não era liberado facilmente, dependendo do rigor da revista policial.

Durante anos os bons torcedores de São Paulo foram punidos pelos vândalos que misturam rivalidade com criminalidade. O bom senso das autoridades finalmente prevaleceu e a partir de agosto as bandeiras voltam aos estádios paulistas trazendo consigo a nostalgia e alegria dos tempos em que reinavam nas arquibancadas.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Abertura da Copa vai ser no Fielzão

Estádio deve receber o jogo de abertura da Copa do Mundo em 2014
Durante os eventos que antecederam o sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 no último final de semana, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, os dirigentes corintianos tiveram a garantia de colegas da Fifa que a abertura do Mundial será no estádio de Itaquera, que o clube paulistano está construindo, de acordo informações do jornal O Estado de S.Paulo.
O motivo da demora em oficializar a decisão seria um temor que outras cidades que estão na disputa, como Belo Horizonte, Brasília e Salvador, diminuam o ritmo das obras em estádios e infraestrutura caso sejam descartadas. A decisão sobre a cidade que irá abrigar a abertura da Copa será feita apenas em outubro.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Andrés crê que Timão será o clube 'mais rico e estruturado do mundo'

Presidente do Corinthians, atual líder do Campeonato Brasileiro, até o final do ano, Andrés Sanchez não duvida do crescimento da equipe e projeta transformar o clube em um dos maiores do mundo nos próximos anos.
- Nos próximos três anos, o Corinthians será o time mais rico e estruturado do mundo - contou o presidente no "Arena SporTV" desta segunda-feira.
Impulsionado pela realização de grandes eventos esportivos no Brasil nos próximos anos, Andrés acredita que o futebol brasileiro tem todas as chances para ser um dos maiores do mundo, e perder somente para o futebol inglês.
- Em cinco anos o futebol brasileiro só perde para o Inglês em termos financeiros. Temos que fazer uma reformulação de baixo para cima. O clube tem que estar ciente que não dá para fazer mais na base do amiguinho. Tem que profissionalizar - complementou Andrés.
Um dos reflexos deste novo momento do Corinthians é a busca por grandes jogadores, como Luis Fabiano e Carlitos Tevez. O presidente revelou que também fez uma proposta por um grande jogador brasileiro, que atua no Brasil, antes de tentar contratar Tevez.
Para ele, a contratação do atacante argentino, pela sua identicação com a torcida, teria mais efeito do que contratar o português Cristiano Ronaldo.
- Eu poderia trazer Cristiano Ronaldo que não teria o mesmo apelo que o Tevez - enfatizou.
Reeleição
Em seu último ano de mandato, Andrés revela que não irá concorrer novamente como presidente do clube, e que pretende antecipar a eleição para o início de dezembro. Assim, o novo presidente da instituição terá mais tempo para planejar o próximo ano do clube.

No entanto, caso não consiga antecipar a data das eleições, que está marcada para o início de 2012, promete entregar uma carta de renúncia.

- Se não antecipar a eleição, eu renuncio dia 15 de dezembro. Não é justo eu ficar no Corinthians. A minha bandeira sempre foi que tem que ter renovação. Eu fiz a minha parte, da melhor maneira possível. Vou ficar quatro anos, é o suficiente. Com três anos eu já não tenho mais paciência. Fica pesado, já não tenho mais o mesmo pique – destacou.

Andrés também contou que o seu candidato para ser o novo presidente do Corinthians será Mario Gobbi, ex-vice-presidente e ex-vice diretor de futebol do Corinthians.